Equipes multidisciplinares formadas por professores e estudantes da UFSC trabalham desde dezembro na avaliação técnica de áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Santa Catarina em 2008. É um trabalho minucioso de vistorias dos pontos críticos, de deslizamentos e movimentação de solo.
O resultado do trabalho – fruto de uma parceria entre o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/UFSC) e a Defesa Civil Estadual – é agora entregue às prefeituras de 22 municípios, em forma de relatórios técnicos compostos por avaliações geológicas, avaliação de danos e aspectos sociais.
Para muitas famílias, este é o momento de voltar definitivamente para casa ou de construir um novo lar, deixando suas moradias provisórias em abrigos ou em casas de amigos e parentes. Além disso, com esses relatórios disponíveis os municípios poderão atuar nas áreas interditadas e prever com mais detalhe como os recursos serão empregados no atendimento às famílias afetadas.
A Defesa Civil Estadual terá um mapeamento inédito dessas áreas de risco, facilitando suas ações de prevenção e preparação para emergências.
Sobre o CEPEDO Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED) foi implantando em 2000 e está associado ao Departamento de Engenharia Civil da UFSC. Tem como objetivo principal atuar nas áreas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com os desastres de maior incidência no Brasil e de cooperar para o desenvolvimento técnico-científico e cultural da sinistrologia e de sua difusão junto à sociedade brasileira.
Saiba MaisProjeto: Resposta ao Desastre em Santa Catarina no ano de 2008.
Órgão Executor: CEPED UFSC
Coordenação Geral: Professor Antonio Edésio Jungles
Coordenação do Projeto: Rafael Schadeck (rafaelsc@ceped.usfc.br)
Comunicação: Sarah Cartagena (sarah@ceped.ufsc.br)
Contato: 48 3223-5467
(
Agecom, 04/03/2009)