Um ambicioso e inédito projeto pretende trazer à tona as mais variadas informações que se escondem embaixo da terra, revela reprotagem de Carlos Albuquerque publicada na edição desta quinta-feira do jornal O Globo. Tocado por um grupo internacional de cientistas, o Mapeamento Global dos Solos vai identificar, num prazo inicial de cinco anos, as propriedades e características de solos de todos os continentes, extraindo valiosos dados sobre reservas de água, nível de erosão, quantidade de nutrientes e reservas de carbono.
Todas essas informações ficarão disponíveis posteriormente em um banco de dados na internet, aberto à consultas. O trabalho - que toca em dois dos maiores desafios da humanidade: o combate à fome e a luta contra o aquecimento global - vai ter a participação do Brasil, através da Embrapa.
- A importancia desse projeto é imensa, já que ele vai trazer, de maneira extremamente detalhada, informações sobre solos do mundo inteiro, inclusive no Brasil - explica a pesquisadora Maria de Lourdes Mendonça, representente do Brasil no projeto. - Com esses dados, poderemos, entre outras coisas, lutar contra a fome no mundo, já que poderemos indicar os solos mais favoráveis à produção de alimentos, favorecendo a tomada de decisões por partes das autoridades.
(O Globo, 04/03/2009)