Foram iniciados, nesta semana, os serviços de dragagem para manutenção do calado oficial, de 17 pés, no Canal do Furadinho, um dos principais canais de acesso ao Terminal de Santa Clara (Copesul), após a obtenção das licenças de operação do órgão ambiental e autorização da Marinha do Brasil.
Os serviços estão sendo executados com equipamentos, pessoal e recursos da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística. A dragagem se desenvolve em um trecho de 200 metros de extensão do canal, com 50 metros de largura e 6 metros de profundidade referidos ao zero hidrográfico.
A draga de sucção e recalque Engenheiro Serrano realiza os trabalhos, juntamente com outras embarcações de apoio, com previsão de término para 15 dias. Os sedimentos dragados, em volume estimado de 14 mil metros cúbicos, estão sendo dispostos em meio hídrico, afastados 250 metros do eixo do canal, em área sem navegação comercial.
Segundo o diretor-superintendente da SPH, Gilberto Cunha, com o término dos serviços, as embarcações que demandam ao Terminal de Santa Clara voltam a utilizar sua capacidade de transporte de carga, que vinha sendo reduzida. A diminuição foi necessária porque as embarcações estavam encontrando pontos de alto fundo, que poderiam por em risco a segurança da navegação. O próximo segmento a ser dragado é o rio Gravataí.
(Governo do Estado do RS, 04/03/2009)