Atendendo a pedidos da comunidade ribeirinha, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado organizaram um mutirão de limpeza do rio Pessegueiro, em Santa Rosa. Os moradores se preocupam não apenas com questão ambiental, mas também com as enchentes, como a de outubro de 2008, que deixou 80 famílias desabrigadas.
A atividade começou ontem, pela vila Auxiliadora, e prosseguirá até o final deste mês. O trabalho inclui retirada de lixo e de entulho e desobstrução do leito do rio. Hoje, a limpeza será realizada nas vilas Piekala e Sulina. O secretário municipal de Meio Ambiente, Luis Leal Girardon, destacou que dois caminhões fazem o transporte do lixo e do barro. O material está sendo retirado do rio com a ajuda de duas retroescavadeiras. 'Essas máquinas estão colocadas em locais onde foram registrados os alagamentos na enchente de outubro. Estamos tomando cuidado para não afetar a mata ciliar', disse Girardon. Participam do mutirão 30 homens do Exército, 40 funcionários das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Obras, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e pessoas da comunidade.
'Além de realizarmos esse trabalho de limpeza, a população precisa se conscientizar que deve manter o rio limpo, pois estamos retirando o lixo que foi depositado pelos próprios moradores', lembrou o secretário. Por isso, Girardon pretende desenvolver, no futuro, um trabalho de conscientização das comunidades ribeirinhas de Santa Rosa.
(Correio do Povo, 04/03/2009)