Com o objetivo de promover a cidadania, os estudantes calouros e veteranos do curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada (URI) de Santo Ângelo iniciaram ontem a limpeza do lixo depositado nas margens do riacho Itaquarinchim. No primeiro dia de atividade, o entulho recolhido lotou a caçamba de um caminhão. Foram retirados, principalmente, sacolas plásticas, garrafas PET, latas e calçados.
O mutirão continua toda a semana nas proximidades da Cascata do Arroio Itaquarinchim, localizada na Linha Nova, propriedade lindeira do SOS Vida. A ação é feita em parceria com internos da comunidade terapêutica SOS Vida, que atende dependentes químicos da cidade.
Zaléia Prado, coordenadora do curso de Enfermagem, diz que o trote solidário dos bixos é uma forma de os estudantes conscientizarem-se sobre as normas de cuidados com o meio ambiente e com a saúde.
Para o coordenador do SOS Vida, José Ricardo Ferreira, a atividade ecológica, que diminui a degradação ambiental, desperta nos internos um novo comportamento. Além disso, diz ele, sentem-se bem ao realizar um trabalho que beneficia toda a comunidade da encosta do rio e desenvolvem a consciência sobre a necessidade de adequada destinação do lixo. Conforme Ferreira, a limpeza do riacho em parceria com os universitários é uma ação diferenciada e oportuniza ao dependente químico intervir na realidade social.
(Correio do Povo, 04/03/2009)