Contrato de consultoria para maior movimentação de cargas sai até julho
Até o final do primeiro semestre, o Rio Grande do Sul irá assinar um contrato de consultoria com o governo da Holanda para elaboração de um plano diretor do sistema hidroportuário gaúcho. Intitulado de 'Master Plan', a iniciativa prevê o desenvolvimento de projetos de integração entre os agentes de transporte no Estado, com vistas a aumentar a movimentação de cargas por meio hidroviário.
Os detalhes da contratualização foram explanados ontem pela governadora Yeda Crusius e o ministro dos Transportes, Obras Públicas e Manejo da Água da Holanda, Camiel Eurlings. Acompanhado de cerca de 50 investidores holandeses, o ministro visitou o Porto de Rio Grande durante o dia e o Palácio Piratini à noite.
Conforme o secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, o contrato bilateral possibilitará uma recuperação do transporte fluvial no Estado. 'Precisamos de um plano técnico para sabermos onde precisamos investir, que obras teremos que fazer nos próximos anos', explicou o secretário. Segundo Andrade, a meta é aumentar a utilização do transporte fluvial dos atuais 4% para 15% até 2017, evitando um colapso rodoviário. Com isso, seriam reduzidos cerca de 100 milhões de dólares/ano o custo do frete no Estado, hoje um dos mais caros do Brasil.
O 'Master Plan' prevê o desenvolvimento de cinco grandes projetos, dos quais três serão coordenados pelo governo da Holanda. Entre os quais, está uma força-tarefa para integrar os agentes que operam o sistema e o incentivo de tranporte de contêineres por hidrovias.
A governadora afirmou que o plano do uso dos recursos fluviais irá se desdobrar em investimentos regionais e setoriais, como ampliação de portos internos e construção de centros de distribuição. 'Faltam poucos detalhes para a assinatura do contrato', antecipou Yeda. Da mesma forma, o ministro dos Transportes daquele país, Camiel Eurlings, afirmou que está muito próxima a contretização de negócios entre a Holanda e o RS, tendo em vista o potencial gaúcho na área. A elaboração do plano diretor hidroportuário é resultado do termo de cooperação firmado no ano passado em missão gaúcha à Holanda.
(Correio do Povo, 04/03/2009)