O ministro dos Transportes, Obras Públicas e Manejo da Água da Holanda, Camiel Eurlings (na foto, o terceiro da esquerda para a direita), começou ontem a cumprir o acordo firmado na Europa, no ano passado, com a governadora Yeda Crusius. Acompanhado de lideranças políticas e empresários holandeses, Eurlings visitou as instalações do Estaleiro Rio Grande, onde está sendo construído o dique seco pela WTorre.
A comitiva foi recepcionada pelos secretários de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, e Geral de Governo, Erik Camarano.
– O Rio Grande do Sul é um Estado rico e com muito a oferecer. Ainda deixa a desejar na questão da navegação hidroviária, que deve ser melhor explorada, e é por isso que estamos aqui – disse o ministro.
A vinda da missão é uma retribuição à visita da delegação gaúcha liderada por Yeda à Holanda, em agosto de 2008. Naquele encontro, os gaúchos fecharam um acordo de cooperação técnica entre o governo do Estado e o país europeu, visando ao desenvolvimento do setor hidroportuário gaúcho.
Em Rio Grande, também estiveram presentes membros da Holland Marine Equipment, associação empresarial na área de construção naval com mais de 235 empresas associadas e faturamento conjunto de 3 bilhões de euros (R$ 9 bilhões). Os holandeses conheceram ainda o Superporto e o Terminal de Contêineres. À noite, o grupo foi recebido pela governadora no Palácio Piratini.
(Zero Hora, 04/03/2009)