Quem passou ontem pela Rua do Acampamento, nas proximidades da esquina com a Tuiuti, presenciou cena inusitada: um cão ao lado de tigela de alumínio na qual havia pequeno cartaz com os dizeres “aceito doação”. O animalzinho chamado Bento pertence a dois trabalhadores informais que atuam no local, vendendo boinas artesanais e ervas medicinais. Eles o adotaram após tê-lo encontrado na rua abandonado, com o corpo cheio de sarna e bastante magro.
Passadas algumas semanas, e devido aos cuidados dos novos donos, Bento está em tratamento para curar a sarna e já adquiriu um pouco de peso, mas ainda precisa receber remédio para vermes.
“Achamos o cachorrinho na rua e estamos pedindo colaboração para poder manter ele, inclusive para comprar ração. Ele acompanha sempre a gente. Fica latindo quando deixamos ele em casa”, contou Rodrigo do Carmo Gomes, 20 anos, um dos donos do cachorro. O rapaz dá banho, leva Bento para passear à tardinha e deixa até ele dormir dentro de casa. “Amor e carinho ele tem bastante, mas falta essa ajuda das doações”, comentou o artesão Ademir Abadi, 50 anos, o outro proprietário do cão.
O auxílio pode vir em forma de ração, remédio para vermes ou pequena doação em dinheiro. Ontem, apesar do cachorro ter chamado a atenção de muita gente, poucos colaboraram com Bento. Mesmo se a ajuda não vier, é certo que o cão não ficará mais sozinho. “É um cachorro muito bom, carinhoso. Doação eu aceito, mas não dou e nem vendo ele por dinheiro nenhum”, afirmou Rodrigo Gomes.
(A Razão, 04/03/2009)