Para amenizar a dificuldade dos veterinários em esterilizar animas em Porto Alegre, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal, em reunião nesta terça-feira (3/3), propôs que um Centro de Esterilizações e salas de cirurgia sejam criados pela prefeitura. "É preciso parceria entre Executivo e veterinários voluntários para que se controle a proliferação de animais abandonados", afirmou o presidente da Comissão, vereador Carlos Todeschini (PT). Conforme dados da Secretaria de Saúde, existem hoje cerca de 220 mil cães e 75 mil gatos em situação de rua na cidade.
Entre as diversas dificuldades registradas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado, uma das mais graves é a falta de recursos públicos para financiar os procedimentos no município. De acordo com o vereador Beto Moesch (PP) não existe política de castração animal na Secretaria Municipal de Saúde - o que atrapalha o exercício dos voluntários. "É uma atribuição do órgão de saúde da cidade fornecer recursos e políticas públicas para o bem-estar animal, assim como garantir respaldo estrutural para as esterilizações", afirmou ao comunicar que o Ministério da Saúde também não inclui no seu Controle de Zoonoses, a castratação de animais. "Pressionar o governo federal para que assuma este compromisso e ajude financeiramente os municípios para promover a esterilização também é nosso compromisso", argumentou.
Para a médica veterinária Anamaria Brenner de Lima é preciso que o Executivo incentive também a descentralização dos antedimentos conveniando as clínicas veterinárias para a esterilização. "Podemos fazer mutirões com voluntários um domingo por mês, levando atendimento às populações carentes que não conhecem os tratamentos", sugeriu. Segundo ela, entre 2007 e 2008 foram castrados apenas mil animais. "O ideal seria esterilizar 30 mil animais por ano", frisou.
EncaminhamentosSerão enviados ao prefeito José Fogaça ofícios para que o Executivo dê sustentação aos mutirões e avalie a possibilidade de criação dos Centros Especializados com unidades móveis para recolher os animais. "Além disto, cabe a prefeitura a colocação de cartazes com o logotipo da secretaria de saúde nas lojas e clínicas veterinárias, conforme decreto municipal", registrou Moesch.
Participaram da reunião os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Dr. Raul (PMDB), Dr. Tiago (PDT) e Mário Manfro (PSDB). Representações do Movimento em Defesa da Vida Animal, da Secretaria do Meio Ambiente e da Saúde também estiveram presentes.
(
Câmara de Porto Alegre, 04/03/2009)