Documento assinado por diversas entidades a favor da manutenção da integralidade do projeto de Lei Complementar da Arena do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi entregue, na tarde desta terça-feira (3/3), ao presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB). As entidades, que estavam representadas por José Paulo de Almeida, defendem a derrubada do veto parcial do Executivo municipal ao projeto.
Conforme o texto do veto, o artigo 9 do projeto permitiria que grandes empreendimentos já existentes e localizados em "zonas de grande conturbação" poderiam ampliar suas superficies na forma de Projeto Especial de Impacto Urbano de Primeiro Nível. O Executivo sugere ainda que a matéria de que trata o artigo seja inserida nos debates do Plano Diretor.
Alturas
No documento entregue ao Legislativo, as instituições afirmam que o artigo 9 limita a ampliação apenas dos empreendimentos já existentes, como hospitais, universidades e estádios esportivos. "Desta forma, oportuniza o progresso da cidade e amplia equipamentos que prestam serviços à comunidade, estimulando o turismo, sem modificar as regras de altura já existentes". O vereador Reginaldo Pujol (DEM) também participou do encontro.
Entre as entidades que assinam o documento estão o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), a Fundação Iberê Camargo, a Fundação Bienal do Mercosul, o Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (Fehosul), a Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e a Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).
Em reunião realizada na segunda-feira (2/3), Mesa Diretora e lideranças partidárias da Câmara Municipal de Porto Alegre acordaram que o veto parcial do Executivo municipal ao projeto da Arena do Grêmio deverá ser votado na próxima segunda (9/3).
(
Câmara de Porto Alegre, 04/03/2009)