A lista final dos habilitados a ocupar as 52 vagas do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Doce será divulgada nesta quarta-feira (4). Ao todo, serão destinadas 35 vagas para os representantes de Minas Gerais e 16 para o Espírito Santo. Uma outra vaga será disputada entre representantes indígenas dos dois estados, para compor o comitê.
Farão parte do comitê na gestão de 2009 a 2012 representantes do poder municipal, usuários de água, organizações da sociedade civil e indígenas. Esta é a terceira eleição do CBH rio Doce, desde 2002, com apenas uma alteração. Este ano as vagas para sociedade civil aumentaram de 10 para 15.
Os Estados irão trabalhar na formação da diretoria, dividindo os mandatos de presidência, com alternância de dois em dois anos. Assim, para os anos de 2009 e 2010, caberá a um representante capixaba o cargo de presidente. Os membros tomam posse em 31 de março.
No Estado, são afluentes do rio Doce os rios São José, Pancas, Guandu, Santa Joana e Santa Maria do Doce. Ao todo, 26 municípios são banhados pelo Rio Doce no Espírito Santo.
Ao comitê caberá discutir principalmente os problemas da bacia como falta de tratamento de esgoto das regiões banhadas pelo rio, tanto no Estado quanto em Minas Gerais. O rio Doce enfrenta ainda os impactos das atividades de mineração, siderurgia, silvicultura, agropecuária e agroindústria. Consequentemente, sofre com problemas de contaminação com esgoto doméstico e industrial, agrotóxicos, e ainda a erosão, o assoreamento e as inundações.
Mais informações sobre o novo CBH do rio Doce podem ser encontradas nos sites www.riodoce.cbh.gov.br.
(Por Flavia Bernardes,
Século Diário, 04/03/2009)