Pesca monitorada chega a 1 milhão de toneladas em SC
pesca monitorada
2009-03-04
Pesquisadores do Grupo de Estudos Pesqueiros (GEP), do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), responsável, em parceria com a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, pela geração dos dados estatísticos de produção pesqueira industrial, divulgaram relatório em que apontam o acompanhamento de desembarque, em Santa Catarina, de 1 milhão de toneladas de pescado desde outubro de 2000, ponto inicial do programa.
Eles relataram que a marca histórica, contabilizada quilo a quilo pela equipe de estatística pesqueira, foi registrada mediante o controle diário de mais de 46,5 mil operações de descarga da frota pesqueira industrial nos quatro principais portos do Estado.
“Temos sido a única instituição de ensino a realizar essa atividade de maneira continuada em todo o Brasil, produzindo informação em quantidade e qualidade suficientes para atender às expectativas do governo e da sociedade”, diz Paulo Ricardo Pezzuto, pesquisador da Univali e coordenador do projeto de estatística pesqueira industrial de Santa Catarina.
Ele aponta, ainda, que os dados levantados pelo grupo são utilizados na elaboração de políticas públicas para o setor: “O monitoramento possibilita a pesquisa, formulação e o debate de políticas públicas de impacto direto nos recursos pesqueiros e no cotidiano de milhares de pessoas vinculadas ao setor”, esclarece o pesquisador.
O trabalho é divulgado em tempo real pelo www.univali.br/gep e por boletins estatísticos impressos, distribuídos gratuitamente a cientistas, bibliotecas, órgãos públicos, imprensa, autoridades e interessados nos assuntos da pesca. Mais informações: (47) 3341-7714/3341-7719, com Paulo Ricardo Pezzuto, pesquisador do GEP/Univali.
(Texto recebido por e-mail, 03/03/2009)