O primeiro ministro britânico, Gordon Brown, causa mais emissão de gases de efeito estufa do que outros três líderes europeus, de acordo com um relatório divulgado na segunda-feira (2) pela Terra Eco, revista francesa especializada em meio ambiente. No último ano, Brown emitiu mais de 8.400 toneladas de dióxido de carbono (CO2) em viagens oficiais, afirmou a publicação.
A chanceler da Alemanha Angela Merkel ficou em segundo lugar, com 7.400 toneladas, seguida pelo presidente francês Nicolas Sarkozy, com 7.100 toneladas e pelo primeiro ministro espanhol Jose Luis Rodriguez Zapatero, com 6.700 toneladas. Sarkozy voou 324 mil km, contra 175 mil km de Zapatero e Merkel e 158 mil km de Brown.
Brown, por outro lado, causou mais emissão de carbono porque ele voa em aviões muito grandes ou não muito eficientes em termos de combustível, de acordo com os cálculos da Terra Eco. Sarkozy voa num Airbus A 319, Merkel num A 310 e Zapatero num A 310 e Super Puma. Por medidas de segurança, o governo britânico se recusou a dizer qual o tipo de avião usado por Brown.
(Por Folha Online, AmbienteBrasil, 03/03/2009)