O Grupo Técnico Científico de prevenção a catástrofes naturais em SC (GTC) reuniu-se novamente nesta sexta-feira (27/02) na sede da Epagri/Ciram, em Florianópolis. Durante todo o dia os subgrupos temáticos formados no último encontro apresentaram suas propostas de ações específicas em cada área.
O coordenador geral do Grupo, Diomário Queiroz, presidente da Fapesc, anunciou na abertura do encontro os avanços alcançados desde a última reunião. Entre eles o contato com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) para efetivação de projeto já apresentado em outra ocasião pela Epagri/Ciram para estudos relacionados a eventos naturais extremos.
Também foi informado que um dos coordenadores técnicos do GTC, Hugo Braga, pesquisador da Epagri/Ciram, passará a ter dedicação exclusiva ao Grupo, conforme definição do governo estadual.
Os participantes tiveram o primeiro contato com o site do GTC, que está sendo construído pela equipe de Tecnologia da Informação da Epagri/Ciram. Agora, técnicos das outras instituições envolvidas no Grupo vão se integrar ao projeto. O site estará no ar brevemente informando à sociedade catarinense todas as ações do GTC. O objetivo é que ele se transforme num portal para concentrar dados e informações relacionadas a catástrofes naturais.
Depois da longa e produtiva reunião, que se estendeu das 9h às 15h30min, os participantes do Grupo saíram com o compromisso de apresentar na próxima reunião, marcada para o dia 19 de março, prazos e custos aproximados para implementação das propostas aprovadas. Elas serão então serão então transformadas em projetos para seguir para captação dos recursos necessários.
O GTC foi criado pelo governo do estado no dia 4 de dezembro, como um subgrupo do Grupo de Reação, com o objetivo de avaliar as causas e estudar ações preventivas às catástrofes naturais em Santa Catarina. É composto por representantes da Fapesc, Epagri/Ciram, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ministério das Cidades, universidades e outras instituições.
(
Ascom Epagri/Ciram, 27/02/2009)