O Vale do Itajaí está prestes a ganhar um importante reforço no monitoramento e previsão das cheias dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim. A modernização do sistema de telemetria está em fase final de ajustes, mas os novos equipamentos já transmitem dados a instalação começou em outubro e seguiu até janeiro.
Com a troca e ampliação do sistema, enchentes poderão ser previstas com até 12 horas de antecedência. Foram instalados 16 sensores em pontos estratégicos dos dois rios e em afluentes que transmitirão informações do nível das águas para órgãos de monitoramento.
Atualmente, os dados são centralizados no Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops), em Blumenau, e transmitidos diretamente para a Defesa Civil do município. Futuramente, os dados serão públicos e poderão ser acessados através de uma página na internet. Outros dois equipamentos serão instalados nos próximos meses
– A empresa está fazendo ajustes agora em Taió, Timbó, Rio do Sul e Brusque. Mas acredito que ainda em março já esteja tudo resolvido, com o sistema funcionando plenamente – afirma o coordenador do projeto e meteorologista do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) da Furb, Dirceu Luis Severo.
– O que se reclama hoje é que outros municípios ficam alheios ao processo e acabam não tendo informações contundentes sobre sua área. Com o novo sistema, vamos ganhar pelo menos 12 horas à frente, através da medição em Rio do Sul, por exemplo – explica o coordenador do Ceops, Hélio dos Santos Silva.
Segundo o Ceops, mais dois sensores devem ser comprados e instalados em Gaspar e na região de Benedito Novo, nos próximos meses, elevando o número de equipamentos para 18. Cerca de 50 municípios do Vale serão beneficiados.
– Já vínhamos há muito tempo lutando para que a rede de telemetria finalmente fosse modernizada. Vai ser muito bom pra todo o Vale. Dependemos desse tipo de informação pra nos prepararmos e nos mobilizarmos em caso de cheias – afirma o diretor da Defesa Civil, Telmo Duarte.
(Por Rafael Waltrick,
Jornal de Santa Catarina, 02/03/2009)