O projeto de esgoto sanitário para o município de Imbé, elaborado pelo governo do Estado através da Corsan, foi apresentado ao prefeito Darcy Luciano Dias e à comunidade, neste sábado (28), pela governadora Yeda Crusius. Resultado de um investimento de R$ 177 mil, o projeto prevê a extensão de redes coletoras de esgotos sanitários em toda a área urbana de Imbé, até o ano 2039. O projeto inclui também a construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos com capacidade final de 257 litros por segundo.
Imbé tem 15 mil habitantes e não conta com sistema de esgoto. A execução de projetos e obras de saneamento em áreas urbanas do Estado integra as atividades do Programa Estruturante Saneamento em Ação. "O que acontece neste momento é resultado de um novo jeito de governar, com parcerias e resultados", disse a governadora.
"Com o saneamento das contas públicas" - acrescentou Yeda -, "está sendo permitido algo sonhado por muitas décadas, que é a realização de grandes obras. Este não é um governo de discursos e, sim, de verdades e de fatos. O equilíbrio fiscal é o maior antídoto que o Rio Grande do Sul pode ter para efrentar os efeitos da crise mundial".
O secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, reforçou que o projeto entregue a Imbé abrange sistema sanitário para toda a zona urbana do município. À prefeitura, o secretário fez um agradecimento, lembrando que, sem contribuir com projetos, os municípios não podem se habilitar aos recursos disponíveis. Observou também que saneamento é importante para a promoção da saúde pública, a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população. Por parte do município, o prefeito Darcy Dias afirmou que sempre pôde contar com o governo Yeda Crusius e agradeceu a parceria.
(Governo do Estado do RS, 28/02/2009)