Encerrando as atividades, após dois meses em que atuou no balneário Cassino, o programa Patrulha Ambiental Mirim, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), promoveu uma tarde diferente aos participantes.
O dia ensolarado de sábado foi o cenário para a confraternização que reuniu crianças de sete a 10 anos e seus pais para entrega de certificados aos patrulheiros, apresentação artística das turmas de dança e percussão e, logo após, ainda em ritmo carnavalesco, um baile do Carnaval Ecológico.
Na ocasião, os participantes aproveitaram a folia com fantasias confeccionadas de material reciclável, e logo após, seguiram o bloco carnavalesco Ronco da Tripa em direção à avenida Rio Grande, onde estenderam a festa.
Segundo uma das coordenadoras das atividades do Patrulha Ambiental, Luciane dos Santos, a SMMA avalia o resultado das atividades de forma muito positiva, pois a cada ano cresce o número de participantes, ampliando assim a conscientização ambiental, que é o principal foco do projeto. "A cada ano temos novos participantes, mas este ano em especial tivemos a participação de muitas crianças de fora da cidade, o que amplia e multiplica nosso trabalho", avalia. Até mesmo a comemoração não fugiu ao perfil ambientalista contido na proposta do projeto. "Enquanto se divertem, as crianças aproveitam para dar um outro fim ao material reciclável, que muitas vezes vai parar no lixo", comentou Luciane.
As turmas de Patrulheiros reuniram-se duas vezes por semana, nos meses de janeiro e fevereiro. Nesse período, participaram de diversas atividades que incluíram palestras, oficinas e atividades práticas com o objetivo de despertar a consciência para a preservação do meio ambiente. Paralelo às atividades ambientais, também foram ministradas ao longo desses meses, oficinas de dança e percussão, coordenadas respectivamente pela professora Aline Gonçalves, do Projeto IntegrAção, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e pelo professor voluntário Nei Oliveira.
Junto às atividades da Patrulha Ambiental Mirim, também ocorreu o programa Patrulha Ambiental de Idosos, que envolveu os grupos de convivência da terceira idade da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), os quais também participaram ativamente do projeto.
(Por Joana Bendjouya, Jornal Agora, 02/03/2009)