O ministro de Recursos Hídricos da Etiópia, o engenheiro de irrigação Adugna Jabessa, chega às 10h de hoje à Agência Nacional de Águas (ANA) para tratar de gestão de recursos hídricos e uso da água na irrigação. O evento acontece na “Sala de Vidro” do bloco “M” da ANA, com a presença de toda a diretoria da autarquia, entre outros representantes.
A abertura vai ser feita pelo diretor-presidente da ANA, José Machado, que vai explicar o papel da Agência. Em seguida, o coordenador-geral das Assessorias, Antônio Felix Domingues, vai tratar do uso da água na irrigação e suas principais práticas. A irrigação é o setor que consome a maior quantidade de águas doces superficiais do País.
A política de gestão da água na Etiópia vai ser apresentada pelo próprio ministro Jabessa. O Ministério de Recursos Hídricos daquele país foi criado em 1995, visando ao planejamento e à gestão dos usos da água, desenvolvendo políticas, estratégias e programas para o setor.
Além do ministro, integram a delegação etíope o engenheiro Hayalsew Yilma, coordenador nacional do projeto de Irrigação do Rio Nilo, financiado pelo Banco Mundial; e Mulugeta Seid, coordenador regional do projeto.
(ANA, 02/03/2009)