Maikon Douglas da Silva, de 9 anos e a colega Beatriz Messias da Silva, de 6, morreram soterrados vítimas de um deslizamento quando assistiam à televisão na casa da tia do menino, na Vila Baiana, em Guarujá. Além deles, um homem e um adolescente no Parque Tremembé, zona Norte de São Paulo, um homem de 81 anos, da cidade de Pedro de Toledo, e um lavrador foram as vítimas fatais do temporal que atingiu o estado durante a madrugada de Quarta-Feira de Cinzas e que perdurou no dia de ontem, deixando centenas de desabrigados. Segundo os órgãos de Defesa Civil, os desabrigados estão nas cidades de Monguaguá, Itanhaém, Peruíbe e Guarujá, todas no Litoral Sul de São Paulo, além de Cajati, no Vale do Ribeira, onde a prefeitura decretou estado de emergência.
A Defesa Civil contabiliza cerca de 65 famílias desabrigadas e cerca de 500 desalojadas. Entre as 9h de quarta-feira e as 9h de quinta-feira choveu o equivalente a 113 mm, volume de chuva estimado para quase um mês inteiro. Na cidade de Peruíbe, as sub-regiões de Caraguava, Veneza e Guilhermina ficaram totalmente inundadas, conforme a Defesa Civil. Já a prefeitura informou que os bairros Jardim das Flores e Centro também foram castigados. A chuva durou cerca de 30 minutos, tempo suficiente para deixar 100 pessoas desabrigadas na cidade.
Na Capital, há registro de um ferido atingido por um raio. O menino de 14 anos, que treinava futebol num clube durante o acidente, foi hospitalizado com queimaduras em várias partes do corpo, mas passa bem. Em Marília, a 418 quilômetros da Capital, 14 pessoas foram encaminhadas ao hospital. Os 16 passageiros de um ônibus foram resgatados por bombeiros depois de o veículo ficar ilhado com a queda de uma ponte do rio Tibiriçá. Dois ocupantes de uma caminhonete que também atravessava a ponte tiveram que escapar pela janela e foram internados com hipotermia.
(CP, 27/02/2009)