A chuva forte que atingiu Iomerê, no Meio-Oeste do Estado, na noite de terça-feira (24/02), comprometeu o fornecimento de energia elétrica na localidade de Bom Sucesso, no interior do município.O acesso à comunidade está prejudicado e cerca de 20 pessoas tiveram de abandonar suas casas.
Um levantamento preliminar das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) indica que cerca de 80% dos moradores da localidade estão sem energia elétrica. Com a enxurrada, a água teria arrancado postes e cabos da rede de energia elétrica.
Cerca de 60 profissionais trabalham no restabelecimento do serviço desde às 6h. Os técnicos foram divididos em três equipes, já que o acesso à localidade está comprometido.
De acordo com o prefeito de Iomerê, Antoninho Baldissera, oito pontes foram destruídas no temporal, três delas em Bom Sucesso.
Para chegar à localidade, as equipes da Celesc entraram na região por municípios vizinhos, como Arroio Trinta, Treze Tílias e Videira.
A Celesc não tem previsão de quando o serviço será normalizado.
PrejuízosAlém da falta de energia elétrica e da destruição de pontes, a chuva provocou a queda de barreiras em quatro estradas do município. Duas delas estão totalmente bloqueadas. Funcionários da prefeitura e de uma empresa terceirizada trabalham na liberação das estradas.
ReuniãoUma equipe da prefeitura está desde o início da manhã percorrendo as áreas atingidas pelo temporal. O levantamento dos estragos será apresentado à Defesa Civil estadual em uma reunião às 13h30min.
(
Diário Catarinense, 25/02/2009)