Policiais militares rodoviários apreenderam uma carga de madeira irregular em dois caminhões na SCT-283, em Chapecó, nesta terça-feira (24/02). Os dois motoristas foram multados em R$ 7,5 mil.
Agentes da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) abordaram o veículo no km 79,5 da estrada não-pavimentada, que liga Chapecó a Seara. Como eles não comprovaram a origem da madeira, a Polícia Ambiental foi acionada.
Armando e Adriano Moi foram autuados pelo transporte de 25 metros cúbicos de madeira nativa, retirada sem autorização e controle fiscal. Foi lavrado um termo circunstanciado e a dupla concordou em prestar esclarecimentos à Justiça nas próximas semanas. Eles foram liberados.
Dono de terreno será autuadoOs homens flagrados com a carga irregular informaram à polícia que a madeira havia sido retirada de uma área na localidade de Linha Siqueira, área rural do município.
Ainda na terça, militares foram até o local indicado e encontraram uma área devastada de aproximadamente 5 mil metros quadrados, com um estoque com 40 metros cúbicos de lenha.
Valdenir Simionato, identificado como proprietário do terreno, disse não possuir autorização ambiental para a exploração da madeira. Ele deve se apresentar à Polícia Ambiental nesta quarta. Ainda não foi divulgado o valor da autuação pelo crime.
(
Diário Catarinense, 25/02/2009)