Vazamento de óleo no Rio Grande do Sul pode prejudicar o abastecimento de água potável na região metropolitana de Porto Alegre. Barreiras de contenção do Rio dos Sinos, responsável pelo abastecimento de água.
A contaminação que ocorreu foi a terceira em um ano e meio. Os moradores que vivem as margens do Arroio Sapucaia em Canoas na região metropolitana reclamam de problemas de saúde. Muitos tem febre, dores no corpo e dor de barriga.
Técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental estiveram na refinaria Alberto Pascoaline para avaliar a contaminação. Segundo a FEPAN o vazamento ocorreu pelo entupimento do duto que transporta resíduos de petróleo até uma estação de tratamento. O líquido transbordou e escoou para o Arroio Guajuvira que passa ao lado da refinaria.
De acordo com a FEPAN o vazamento de óleo esta controlado, mas por precaução devido a previsão de chuva para os próximos dias, as barreiras de contenção deverão ser mantidas até quarta feira. O objetivo é impedir que a contaminação chegue até o Rio dos Sinos onde é captada a água para o tratamento e abastecimento da população da região.
(Band, 23/02/2009)