Nas primeiras horas desta terça-feira, a Nasa lançará um satélite com a missão de elaborar o primeiro mapa completo das fontes de emissões de dióxido de carbono (CO2), tanto de origem humana quanto natural, principal gás causador do efeito estufa, maior culpado pelo aquecimento global.
O observatório orbital de carbono (OCO, na sigla em inglês) será lançado às 09H51 GMT (01H51 local) de terça-feira de uma base da Força Aérea na Califórnia (oeste), a bordo de um foguete Taurus XL da empresa Orbital Science Corp., indicou a agência espacial americana em um comunicado, divulgado nesta segunda-feira em seu site.
É a primeira vez que a Nasa lança um foguete Taurus. O OCO vai traçar um mapa com a distribuição geográfica das fontes de CO2 e estudará seu avanço. "É essencial que compreendamos bem os mecanismos que controlam o CO2 em nossa atmosfera, para que possamos calcular seu ritmo de acúmulo e determinar a urgência de se adaptar a ele", explicou David Crisp, coordenador científico da missão OCO, do Laboratório Jet Propulsion, da Nasa, em Pasadena (Califórnia).
(AFP, 23/02/2009)