Com o tema Água: sangue da Terra, a 32ª Romaria da Terra chega amanhã à Região Metropolitana para criticar a poluição dos rios no entorno das cidades.
Oevento promete reunir milhares de fiéis a partir das 8h30min, às margens do Rio dos Sinos, em Sapucaia do Sul.
O encontro religioso no Carnaval ocorre anualmente desde o final dos anos 70, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a Pastoral da Terra e a diocese do local que recebe o evento. Pela primeira vez, é organizado pelo Vicariato Episcopal de Canoas. A concentração será na Comunidade Sagrada Família e a caminhada seguirá até o Pesqueiro, uma área de lazer municipal, no bairro Carioca. Após cumprir o percurso de aproximadamente oito quilômetros, os romeiros participam de uma celebração ecumênica, presidida por dom Dadeus Grings, arcebispo metropolitano de Porto Alegre.
Conforme a organização do evento, as caravanas serão recepcionadas e orientadas por jovens que estarão no pórtico da cidade de Sapucaia do Sul e no Parque Zoológico de Sapucaia, às margens da BR-116. Uma vigília jovem está marcada para hoje, a partir das 19h, no Pesqueiro.
(
Zero Hora, 23/02/2009)