O prefeito de Blumenau, no Vale do Itajaí, anunciou em entrevista exclusiva a jornalistas do Grupo RBS durante a semana, que a cidade prepara um Plano de Encostas, para prevenir os estragos provocados pela chuva, como o desastre ocorrido no final de 2008.
O projeto tem os mesmos objetivos do atual Plano de Enchente, que prevê a desocupação de áreas alagadas conforme o Rio Itajaí-Açu sobe.
O novo plano terá mecanismos para monitorar o risco de deslizamentos e retirar as famílias em tempo.
Três meses depois da maior tragédia natural da história do país, o Vale do Itajaí ainda tenta se reerguer alicerçado nas lições trazidas pelo novembro de 2008.
João Paulo Kleinubing revelou frustração com a demora na resolução de questões emergenciais, mas não abandonou o discurso esperançoso, baseado em verbos de prefixo "re": reconstruir, replanejar e reerguer.
Ações
A exemplo do Plano de Enchente, pelo qual cada morador sabe quando as águas do Itajaí-Açu chegarão a suas ruas, a Defesa Civil vai mapear a cota para deslizamento dos morros. Os alertas, segundo o prefeito, serão disparados a partir do volume de chuva.
(Jornal de Santa Catarina,
Diário Catarinense, 21/02/2009)