A governadora Yeda Crusius reiterou, nesta quinta-feira (19), o compromisso do governo do Estado em proporcionar condições para que os empreendimentos de base florestal se desenvolvam no Rio Grande do Sul. Durante encontro com representantes da Fronteira Oeste e do Vale do Jaquari que buscam apoio do governo para que a empresa sueco-finlandesa Stora Enso se instale na região, Yeda afirmou que cabe ao Rio Grande do Sul receber este investimento pela qualidade do solo e pelo clima favorável que possui. "Este é o caminho para o desenvolvimento, e não vamos abdicar", afirmou.
Com investimento previsto de US$ 3 bilhões para a região, a empresa aguarda aprovação do Conselho de Defesa Nacional a dois processos de compra de terras na faixa de fronteira do Estado. Conforme o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, o governo do Estado vem criando condições para que investimentos de grande porte, como o da Stora Enso, cheguem ao RS. "São investimentos que vêm para melhorar uma região, combater desigualdades e avançar em termos de geração de empregos e oportunidades de renda e trabalho", disse.
Para o deputado federal Luis Carlos Heinze, existe dificuldade na regularização das terras compradas pela empresa na região de fronteira, devido a entraves em Brasília. "A empresa já está com o plantio aquém do necessário, por causa dos atrasos na apreciação dos processos permitindo a aquisição das terras. A nossa grande preocupação é trazer uma alternativa viável para nossa região, como se mostra o projeto da Stora Enso, que tem viabilidade técnica, ambiental e econômica. Precisamos que a empresa permaneça e faça o investimento que a região está há muito tempo esperando", afirmou.
A Stora Enso foi criada em 1998 e resulta da fusão de duas empresas da Europa: a sueca Stora e a finlandesa Enso Oyj. No mundo, a empresa emprega 44 mil trabalhadores em cerca de 40 países. Sua capacidade de produção é de 16,9 milhões de toneladas de papel e papelão e de 7,7 milhões de metros cúbicos de madeira por ano.
(Governo do Estado do RS, 20/02/2009)