A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natura (Agapan) é oficialmente, desde o último dia 13, a mais nova integrante da Câmara Técnica Permanente de Recursos Atmosféricos e de Controle da Poluição do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (19/02). Para a inclusão da Agapan, foi alterado o artigo 2º da Resolução Consema nº 123/2006.
Segundo a presidente da Agapan, Edi Xavier, o ingresso na Câmara Técnica, acatado em plenário pelo Consema, foi pedido do professor Flávio Lewgoy, também membro da ONG e que será o seu representante nesta instância.
Lewgoy informou que começará a trabalhar na Câmara no dia 3 de março, já na próxima reunião. Este pedido tem a ver com nossa preocupação quanto ao controle das emissões das termelétricas. Sabemos que está havendo uma grande pressão das empresas para afrouxar os limites de emissões dessas fontes no Estado. Temos que trabalhar para impedir que sejam alteradas as tabelas referentes aos limites de emissões, justifica.
(Cláudia Viegas, AmbienteJÁ, 20/02/2009)