Nesta sexta-feira (20), Carlos Minc, do Meio Ambiente, viaja para a Cidade do Cabo, na África do Sul, de onde embarca para a Estação Científica Troll, na Antártica, a convite do governo da Noruega. A secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Suzana Kahn, também estará na base de pesquisas acompanhando o ministro. Ontem, em seu último compromisso oficial em Nairobi, no Quênia, participou de um encontro bilateral, desta vez com o ministro do Meio Ambiente da República Tcheca e vice-ministro da Comissão de Ministros da União Européia, Martin Bursik Eles conversaram sobre mudanças climáticas, tema que está na pauta do presidente theco, Vaclav Klaus.
No primeiro dia na Antártica (sábado, 21), Minc participa de um painel de debates que abordará os temas Antártica e o Aquecimento Global, Mudanças Climáticas e Ecossistemas Marinhos. Uma curta expedição à área de Jutulsessen, para observarem in loco o que ocorre em uma região polar vulnerável às mudanças climáticas está prevista para o mesmo dia. Ainda no sábado, participa de um encontro com as presenças do ministro do Meio Ambiente da Noruega, Erik Solheim, e do vencedor Prêmio Nobel da Paz de 2008, o economista Rajendra Pachauri, para debater o fenômeno das alterações globais do clima.
O assunto volta à tona em dois outros debates, que acontecerão no domingo. No primeiro com a presença do ministro do Meio Ambiente da Suécia, Andreas Carlgren, avaliam que caminhos devem ser percorridos para se alcançar uma negociação climática abrangente. No segundo encontro, com a ministra do Meio Ambiente da Dinamarca, Connie Hedegaard, conversam sobre a COP Clima de Copenhagen, a ser realizada em dezembro de 2009.
Durante a estada na Antártica, o ministro Carlos Minc e a secretária Suzana Kahn visitarão também uma estação-satélite onde são gerados dados ambientais para relatórios do tempo, monitoramento de derramamentos de óleo e estudos de geleiras. Vão ainda a uma estação de monitoramento do ar, onde são detectados e mensurados problemas ambientais como a poluição derivada da queima de madeira na América do Sul, por exemplo. O retorno ao Brasil será na segunda-feira (23).
(
MMA, 19/02/2009)