Pesquisa desenvolvida por Juares Aumond, professor da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) reforça as conclusões dos pesquisadores do setor de geoprocessamento da Epagri/Ciram: as alterações promovidas pelo homem na natureza foram um os fatores determinantes dos deslizamentos ocorridos na região do Vale do Itajaí por ocasião das fortes chuvas verificadas em novembro último.
O trabalho do professor da FURB foi apresentado em 18 de fevereiro, no primeiro dia do Seminário Regional: Medidas Preventivas, Corretivas e de Recuperação Ambiental em Deslizamentos de Encostas e Assoreamentos. O evento, de dois dias, foi realizado em Itajaí pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade) e Universidade Federal do Paraná.
Durante a sua palestra, proferida por uma platéia lotada, o professor Aumonde citou, mais de uma vez, a pesquisa desenvolvida pelos profissionais da Epagri/Ciram para reforçar suas conclusões. Destacou que os dois estudos apontaram um índice médio de 85% das áreas atingidas por deslizamentos alteradas pela ação humana. Enquanto a pesquisa da Epagri/Ciram limitou-se à região do Morro do Baú, a da FURB alcançou outras áreas do Vale do Itajaí.
O relatório elaborado pela Epagri/Ciram é resultado de levantamento fotográfico realizado pelos pesquisadores Luiz Fernando Vianna e Juliana Mio em 05 de dezembro, para apurar o impacto da enxurrada nas rodovias do Morro do Baú. O documento foi publicado no dia 27 de janeiro último no site da Epagri/Ciram.
Meteorologistas dão palestraAs meteorologistas da Epagri/Ciram Laura Rodrigues e Marilene de Lima participaram como palestrantes do Seminário Regional, quando discorreram sobre o tema “Análises Meteorológicas da Precipitação no Vale do Itajaí”. Elas apresentaram o trabalho da instituição durante as chuvas, desde as primeiras previsões sobre a gravidade do episódio que se aproximava até a atuação conjunta com Defesa Civil e Bombeiros Militar após o fim das chuvas para planejamento das atividades de resgate.
O Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Epagri, Edson Silva, participou da abertura do evento representando o governo do Estado e a presidência da Empresa. Ele ressaltou a importância do papel desempenhado pela Epagri/Ciram no episódio das chuvas.
(
Ascom Epagri/Ciram, 19/02/2009)