Em uma concorrida solenidade no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), na noite de quarta-feira (18/02), tomaram posse oficialmente oito engenheiros e um químico da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Estado, sete contratados por concurso temporário e dois que prestam serviços ao órgão através da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Participaram do evento diversos prefeitos, os deputados estaduais Adão Villaverde, Raul Pont e Elvino Bohn Gass, os três do PT, representantes de entidades, familiares e colegas que foram dar as boas vindas aos novos servidores.
Falando em nome dos parlamentares presentes, Villaverde destacou que o país viveu um longo período, desde a década de 90, no qual houve um movimento muito forte de afirmação de que o Estado havia perdido as suas funções públicas e sociais, "e o saneamento, como outros setores da esfera pública, sofreu muito fortemente com isso", observou. No entanto, com a atual crise econômica, a partir do centro mundial do capitalismo, vive-se um momento de retomada das funções públicas do Estado, acrescentou, acentuando que o PAC é o maior exemplo disto.
Nos discursos, todos destacaram a reafirmação do Estado como agente do desenvolvimento econômico e social. "Esta é uma noite extremamente importante, de afirmação do serviço público e dos bons valores republicanos, que tem a ver com a geração de empregos, com obras importantíssimas para o Estado e para a melhoria da qualidade de vida dos gaúchos, é um orgulho vermos o Estado brasileiro hoje do lado de quem mais necessita", disse o coordenador regional da Funasa, Gustavo de Mello, ao saudar os novos servidores, ao mesmo tempo em que agradeceu o trabalho e dedicação de todos os demais funcionários da instituição.
No mesmo sentido discursaram os representantes da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (ABES), Darci Campani, da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Luiz Antônio Castro, e o vice-diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, Dieter Wartchow: "Parabéns aos que estão ingressando, à coordenação da Funasa e ao Governo Federal por acreditar que o Estado não deve ser mínimo, deve ser do tamanho das necessidades do país e ser capaz de executar a sua missão", afirmou Wartchow.
Foram empossados os engenheiros Márcio da Luz Fernandes, Marcus Vinícius Veleda Ramires, Newton Augusto Severo da Rosa, Márcia Maria Nascimento de Almeida, Carlos Alberto Brito Loureiro, Nívea Cristina Schiavon e o químico Marcelo Neto, e também Günter Walter Zulke e Cesar Luiz Saraiva Teixeira, ambos engenheiros da OPAS. A nova equipe tem como principal tarefa agilizar o andamento dos projetos de saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-FUNASA) encaminhados pelas prefeituras gaúchas.
A Coordenação Regional da Funasa no Estado tem contratados, até agora, 103 convênios do PAC com 79 municípios, num total de R$ 48 milhões, em obras de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), que incluem captação e redes de distribuição, Sistemas de Esgoto Sanitário (SES), que incluem coleta e tratamento; Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) e Melhorias Habitacionais para prevenção da Doença de Chagas (MDC).
(Por André Pereira, com Ulisses Nenê, Agência de Notícias AL-RS, 19/02/2009)