O presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cléber Vieira, ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quinta-feira (19/02) para pedir apoio do Legislativo à campanha de sanidade animal programada pela entidade. Segundo Vieira, os rebanhos da Capital têm sido, constantemente, assolados por doenças como botulismo e leptospirose, mas falta assistência adequada do governo estadual. "Precisamos ajuda desta Casa e verbas suficientes para enfrentar esse problema, que afeta diretamente a saúde da população", disse.
Vieira informou que há milhares de cabeças de gado na zona rural, mas nem todas estão vacinadas. De acordo com o sindicalista, a Secretaria Estadual da Agricultura anunciou a vacinação de 8.533 bovinos, porém somente quatro produtores criariam 18 mil animais. "Isso significa que há quase 10 mil bovinos sem vacinação, além de caprinos, ovinos, equinos e suínos", afirmou. "Dessa forma, sem assistência adequada, tivemos de criar nosso processo de sanidade", contou.
Além da contratação de um infectologista, a campanha sanitária do Sindicato inclui o recenseamento de todas as propriedades rurais do município, previsto para iniciar em 1º de março. O objetivo, conforme Vieira, é levantar o número de animais e as condições de criação para que todos possam ser imunizados. "Para isso, precisamos da ajuda das autoridades", declarou. Conforme o presidente do Sindicato, diferentemente do governo do Estado, a Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic) comprometeu-se a ajudar e já ofereceu à entidade um carro com combustível e motorista.
O presidente da Câmara, Sebastião Melo (PMDB), garantiu apoio da Casa ao Sindicato Rural, anunciando que as comissões de Economia, Finanças, de Orçamento e do Mercosul (Cefor) e de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) darão prioridade aos problemas relatados. Por suas bancadas manifestaram-se os vereadores Airto Ferronato (PSB), Ervino Besson (PDT), João Carlos Nedel (PP), Dr. Raul (PMDB), Engenheiro Comassetto (PT) e Maristela Maffei (PCdoB).
(Por Claudete Barcellos, Ascom CMPA, 19/02/2009)