O Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) será o grande destaque do programa de rádio Pesquisa Brasil desta semana.
Marcos Buckeridge, um dos responsáveis pela seção de Biomassa do programa e um dos coordenadores da área de biologia da Fapesp, falará sobre como sua equipe no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) comprovou que o excesso de gás carbônico no ar faz a cana-de-açúcar produzir mais glicose.
Os pesquisadores encontraram a fase exata da fotossíntese em que esse aumento de glicose ocorre e, com isso, poderão propor avanços significativos na produção de etanol.
O ouvinte conhecerá ainda um momento interessante na história do Brasil, quando em 1862 o presidente norte-americano Abrahan Lincoln propôs colonizar a Amazônia com negros dos Estados Unidos. A historiadora Maria Clara Carneiro Sampaio contará detalhes dessa empreitada que ocorreu sob o governo de Dom Pedro II.
A partir do material levantado a historiadora escreveu sua dissertação, Fronteiras negras ao Sul, orientada por Maria Helena Machado, professora associada da USP. Em seu doutorado, Maria Clara pretende expandir a pesquisa para os outros países também sondados por Lincoln.
O ouvinte participa do Pesquisa Brasil enviando perguntas e sugestões pelo e-mail pesquisabrasil@fapesp.br. Questões respondidas durante o programa resultarão em prêmios aos autores.
Nesta semana o Pesquisa Brasil vai ao ar no sábado às 11h da manhã e às 20h e no domingo, às 8h da manhã, pela Rádio Eldorado AM (700 KHz).
(Agência Fapesp, 20/02/2009)