Um relatório divulgado na última quarta-feira pelo Pnuma, o Programa da Organização das Nações Unidas para o meio ambiente, informou que os Jogos Olímpicos de Pequim conseguiram cumprir a promessa de fazer da cidade chinesa uma sede esportiva ecológica.
Segundo o texto, a organização das Olimpíadas do ano passado obteve melhoras significativas na contaminação atmosférica, no trânsito público e nas energias renováveis. O estudo se fundamentou no fato de que Pequim aumentou de 180, em 2007, para 274 "dias azuis" (de baixa contaminação do ar) no ano seguinte. Além disso, houve a construção de 8.800 hectares de espaços verdes.
Para o Pnuma, os Jogos Olímpicos de Pequim deixaram um legado ecológico à China superior até àquele que restou de Olimpíadas realizadas em países desenvolvidos. O relatório do Programa, no entanto, avalia que o evento poderia ter feito mais no que diz respeito à colaboração entre as autoridades e as organizações não-governamentais e também em relação à redução dos índices de emissão de dióxido de carbono e outros gases.
(Esporte.UOL, 19/02/2009)