Uma comitivas de prefeitos, vereadores, secretários municipais e sindicatos da Fronteira Oeste terá audiência com a Governadora Yeda Crusius nesta quinta-feira, às 14h30min, no Palácio Piratyini, em Porto Alegre, com o objetivo de apoiar a manutenção dos investimentos da empresa Stora Enso no Rio Grande do Sul.
A empresa está formando uma base florestal de eucaliptos em 11 municípios fronteiriços, onde já gerou mais de 550 empregos diretos e contribuições de mais de R$ 1,5 milhão em Impostos sobre Serviços (ISS), recolhido pelas prefeituras desde 2006. A continuidade dos investimentos dependem da aprovação pelo Conselho de Defesa Nacional (CDN) da aquisição de imóveis rurais em faixa de fronteira por empresa estrangeira.
"Não podemos perder, na região mais pobre do Rio Grande do Sul, um empreendimento na ordem de U$ 2 bilhões de dólares, sem utilizar recursos públicos. Há quatro anos trabalhamos nesse tema e estamos na reta final para que a empresa mantenha seus investimentos no Estado", diz o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP), que vai liderar a comitiva na audiência com Yeda Crusius.
Também devem acompanhar o encontro representantes da federação da Agricultura do RS (Farsul), Federação das Indústrias do RS (Fiergs), federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) e Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor).
(Texto recebido por E-mail, 17/02/2009)