A Secretaria de Saúde da Bahia confirmou nesta quarta-feira que seis pessoas morreram vitimas de dengue hemorrágica desde o inicio de 2009 em todo o Estado. A cidade de Itabuna decretou estado de emergência devido aos 900 casos suspeitos da doença. A ocorrência mais recente é de uma menina de 4 anos que morreu na madrugada de terça-feira na cidade.
Segundo a secretaria, até a primeira semana de fevereiro, foram notificados 6.567 casos em todo o Estado. Esse número representa um aumento de 153% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Estado também registrou 64 confirmados de dengue hemorrágica, em 17 municípios. Desde o final de 2008, foi identificado um surto da doença no bairro Joaquim Romão, na cidade de Jequié. Segundo a secretaria, esse município registrou nas cinco primeiras semanas do ano, 3.376 casos suspeitos, que representam 51,4% do total das notificações do Estado.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia informou que vai iniciar, ainda nesta semana, a aplicação do chamado "fumacê" em toda a cidade para conter o avanço da doença.
(Terra,
JB Online, 18/02/2009)