O presidente da Comissão de Obras, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná (AL-PR), deputado Marcelo Rangel (PPS), comunicou nesta quarta-feira (18/02) que acompanhará de perto os trabalhos de dragagem no Canal da Galheta, que dá acesso aos portos do Paraná.
Rangel enviou ofício ao superintendente dos Portos, Daniel Lúcio Oliveira, solicitando o agendamento de uma visita ao porto, acompanhado de alguns parlamentares e técnicos para a primeira quinzena de março.
“Quero ir à Paranaguá e ver in loco como estão os trabalhos. Se a dragagem está sendo feita dentro dos parâmetros legais”, declarou.
No ofício, o deputado solicita uma reunião com os engenheiros do porto responsáveis pela dragagem, com engenheiros da empresa Somar, que executa o serviço, além de representantes da Isobática, empresa que fez a batimetria no canal, e da Paranaguá Pilot, responsável pelos práticos que operam em Paranaguá.
O líder da Oposição, deputado Élio Rusch (DEM) também compõe a Comissão de Obras e confirmou que vai acompanhar a inspeção em Paranaguá para ver como foi feito o processo de contratação emergencial para o serviço de dragagem, vencido pela empresa Somar.
Requerimento
Aliado ao ofício, o deputado Marcelo Rangel, apresentou em plenário um requerimento pedindo cópia da batimetria (estudo que verifica a profundidade do canal) que a empresa Isobática realizou.
“Foi através deste estudo que a Administração dos Portos de Paranaguá se baseou para decidir a quantidade necessária de sedimento a ser retirada do canal. Vamos verificar, juntamente com especialistas, como esse estudo foi realizado e se é suficiente para ser usado como parâmetro para a realização da dragagem”, concluiu.
O requerimento foi rejeitado por oito votos favoráveis e vinte e um contrários durante a sessão desta quarta-feira.
(AL-PR, 18/02/2009)