Apenas dois pontos de praia, de 43 analisados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), são recomendados para banho no Litoral, de acordo com o Boletim de Balneabilidade divulgado nesta quarta-feira (18). O relatório apresentou o mesmo resultado que a análise da semana anterior.
Os pontos próprios estão em Guaratuba, na Prainha (300 metros à direita do Rio Prainha) e na Praia de Caieiras (nas proximidades da Rua Frederico Nascimento), assim como na semana anterior.
De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, a chuva e a falta de ligação à rede de esgoto impediram que houvesse melhora da balneabilidade. Segundo Rasca, o fato de a coleta das amostras ser feita com a maré baixa também contribui para que o resultado do boletim apresente poucos pontos próprios. “Com a maré baixa a poluição na água é maior. Se fizéssemos a coleta à noite, o resultado seria bem diferente. Queremos apresentar uma análise fiel da qualidade da água”, explica o secretário.
Rasca disse também que se chover durante o carnaval a balneabilidade tende a piorar, por causa do grande número de pessoas que estarão nas praias. Pois, de acordo com o secretário, para haver melhora tem que haver estiagem até o fim do feriado.
O Boletim de Balneabilidade é o resultado da análise das cinco últimas amostras coletadas pelo IAP. Um ponto é considerado impróprio quando o último resultado for superior a 2.000 bactérias Escherichia coli (E.coli) por 100 mililitros de água, ou se duas ou mais amostras apresentarem índices superiores a 800 E.coli por 100 mililitros.
Rios
Três dos cinco pontos de rios avaliados estão próprios para banho. Nesse boletim houve um ponto a menos considerado próprio para banho, pois o rio Nhundiaquara, em Morretes foi reprovado. O Rio Ponta da Pita (em Antonina) foi considerado impróprio, assim como na semana passada. Já os pontos dos rios Marumbi e Porto de Cima (em Morretes) e do Rio Nunes (em Antonina) novamente estão próprios para banho.
(Por Fernarda Leitóles,
Gazeta do Povo, 19/02/2009)