São separadas 250 toneladas de resíduos por mês e 68% são reciclados
A separação de 250 toneladas de resíduos industriais por mês é um número que impressiona. Mas mais significativo ainda é o percentual de 68% que é encaminhado para reciclagem no Complexo Tecnoambiental Amanhã Mais Feliz, que foi inaugurado ontem pelo Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas. As atividades, no entanto, já ocorrem desde julho de 1996, embora com menor infraestrutura.
A responsável pelo Serviço de Licenciamento das Atividades Industriais da Divisão de Controle da Poluição Industrial da Fepam, Carmem Níquel, que participou da inauguração, garante que o trabalho realizado pelo sindicato é único no Estado e no País. “Eles conseguem segregar uma média de 68% do seu lixo industrial. É exemplo para os demais municípios”, afirma, acrescentando que o número é bem maior do que os 2% registrados pela média das demais cidades.
De acordo com o diretor-executivo Fábio Ruppenthal, o novo complexo vai atender a uma necessidade anterior do sindicato de ter todas as unidades em um mesmo lugar e com melhores condições de trabalho e operacionalização – a área tem 5.336 metros quadrados. A obra, com custo de R$ 2,3 milhões, foi financiada em 12 anos, tendo parte dos valores pagos por associados. Faltam apenas dois anos para o financiamento, feito há dez anos, ser quitado. O novo ambiente reúne a Central de Triagem de Resíduos Sólidos Industriais, Salas para Cursos e Oficinas de Educação Ambiental, Centro de Eventos e Centro Tecnológico.
Noventa indústrias são atendidas
São dez empregados que fazem a segregação dos materiais residuais de 90 indústrias de Três Coroas. Alguns deles estiveram ontem na central desmontando sapatos e outros materias, separando-os, prensando-os e empilhando-os. Ênio Costas, 32 anos, aprovou o novo ambiente de trabalho e destacou que o anterior era menor. O presidente da entidade, Orceni Jorge Bernardi, disse que o complexo é resultado do empenho de associados e colaboradores, além da comunidade.
(Jornal NH, 19/02/2009)