O deputado Adão Villaverde (PT) considera de extrema importância a solenidade que ocorrerá no Plenarinho da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (18/02), às 19h, quando serão empossados oito novos engenheiros e um químico da Fundação Nacional de Saúde no Estado (Funasa-RS).
"Essa nova equipe vai agilizar os projetos das obras do PAC em municípios com menos de 50 mil habitantes, aldeias, assentamentos e comunidades quilombolas", afirma Villaverde, observando que o órgão realiza os investimentos do Governo Federal em saneamento.
Sete foram aprovados em concurso temporário e dois são contratados através da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) que presta serviço à Funasa-RS. São eles os engenheiros Márcio da Luz Fernandes, Marcus Vinícius Veleda Ramires, Newton Augusto Severo da Rosa, Márcia Maria Nascimento de Almeida, Carlos Alberto Brito Loureiro, Nívea Cristina Schiavon, Günter Walter Zulke (OPAS) e Cesar Luis Saraiva Teixeira (OPAS), mais o químico Marcelo Neto.
"São profissionais que eram há muito esperados e que vão alterar a cultura do relacionamento da Funasa com os municípios, cooperando para que tenhamos um maior número de projetos aprovados em menos tempo", disse o coordenador regional da Funasa, Gustavo de Mello. O PAC-Funasa tem 86 convênios firmados no Estado com 63 municípios. O investimento total previsto para saneamento no país através do programa é de R$ 4 bilhões até 2010.
(Por André Pereira, com Ulisses Nenê, Agência de Notícias AL-RS, 18/02/2009)