A até pouco tempo, ninguém sabia muito bem o que fazer com as embalagens feitas com mais de um tipo de material, como as famosas Tetra Pak – compostas por plástico, papel e alumínio – e elas eram descartadas no lixo comum, aumentando o volume de algum aterro sanitário ou lixão, mas essa realidade está mudando.
Em 2008, 52 mil toneladas de embagens pós-consumo foram recicladas, se transformando em uma enorme quantidade de produtos, como telhas, caixas de papelão, placas para construção civil, canetas, vassouras e até parafina para indústria de cosméticos.
O número cresceu 7% em relação ao ano anterior e pode ser atribuído, entre outras iniciativas da empresa, à implantação do site Rota da Reciclagem – lançado no começo do ano passado, recebeu 45 mil visitas até dezembro.
Por meio da ferramenta – que utiliza o Google Maps –, o internauta de qualquer parte do Brasil descobre as cooperativas, pontos de entrega voluntária e comércios ligados à cadeia de reciclagem mais próximos de sua residência e pode levar suas embalagens até o local.
(Por Thays Prado,
Planeta Sustentável, 17/02/2009)