O uso excessivo de fertilizantes nitrogenados na China nas últimas décadas tem poluído as águas subterrâneas, aumentado a chuva ácida, a acidificação do solo e as emissões de gases do efeito estufa, alegam especialistas chineses.
Em um artigo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, eles incitam os fazendeiros do país a reduzir o uso de fertilizantes nitrogenados sintéticos e a mudar suas práticas agrícolas.
"Pacotes de gerenciamento integrados incluem a reciclagem eficiente dos dejetos e dos resíduos agrícolas, o uso de cultivos rotativos de legumes para aumentar a ciclagem interna de nitrogênio, além da redução da dependência sobre fertilizantes de nitrogênio sintéticos", afirma o artigo.
O uso excessivo do nitrogênio sintético não acontece apenas na China, mas também em muitos outros países asiáticos que estão sob pressão para alimentar a crescente população.
O estudo mostrou que apesar da produção anual de grãos crescer para 484 milhões de toneladas em 2005, sendo apenas 283 toneladas em 1977 na China, o uso de fertilizantes nitrogenados sintéticos aumentou para 26,21 milhões de toneladas, sendo apenas 7,07 toneladas no mesmo período.
Na China, cientistas e o governo incentivaram fortemente o uso dos fertilizantes nitrogenados até 1990, quando perceberam os sérios danos causados ao meio ambiente, mas não foram capazes de reverter a prática.
"Persuadir os fazendeiros a limitar o uso de fertilizantes é difícil, pois muitos deles ainda conservam a idéia tradicional que uma produção maior será obtida com mais fertilizantes", explicou o grupo liderado por Ju Xiaotang do Colégio de Recursos e Ciências Ambientais em Pequim.
Entretanto, eles ressaltam: "Somente com a redução do uso de fertilizantes nitrogenados os ambientes degradados poderão ser gradualmente restaurados, melhorados e protegidos".
Os cientistas também pediram a introdução de determinados controles legislativos na China, similares aos em vigor na União Européia, como:
- Remoção de subsídios governamentais
- Introdução de uma taxa sobre os fertilizantes nitrogenados
- Educação ambiental para os fazendeiros
- Emprego de práticas que evitem a degradação ambiental
(Reuters, Carbono Brasil,
*Traduzido por Fernanda B Muller, CarbonoBrasil, 18/02/2009)