Um bloco de gelo de 14 mil km2, maior que a ilha do Havaí (EUA), se desprendeu da plataforma de gelo Wilkins, na península antártica, como consequência do aquecimento global. A informação foi dada nesta terça-feira (17), e provém do o Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), na Espanha. O bloco de gelo se fragmentou em icebergs gigantes, e começam a se espalhar pelo oceano Austral.
Uma equipe de pesquisadores do CSIC analisa, desde o último domingo, a bordo de uma embarcação de pesquisa oceanográfica, o impacto do fenômeno sobre o ecossistema do mar de Bellingshausen.
A equipe científica também presenciou como a frente de gelo do mar de Bellingshausen retrocedeu 550 km em duas semanas. Os cientistas disseram que as temperaturas de água são extraordinariamente quentes nesta região.
Segundo os pesquisadores, o desprendimento e a fragmentação do enorme bloco de gelo terá como consequência o aumento do nível do mar. Nos últimos 50 anos a península antártica experimentou o maior aumento de temperatura registrado no planeta: 0,5ºC por década.
(Efe, Folha Online, 17/02/2009)