Fabricantes de telefones celulares e operadoras de telefonia móvel - entre elas a Nokia e a Vodafone - desenvolverão um carregador padronizado para celulares com o objetivo de economizar dinheiro e energia, informou a GSM Association.
A data alvo para o lançamento é 1º de janeiro de 2012, segundo informações da associação que representa o setor, com sede em Londres. Os usuários deixarão de precisar de um carregador distinto para cada marca de aparelho.
"Uma das grandes frustrações em minha vida profissional tem sido a ocasional confusão de carregadores", diz Alex DeGroote, um analista da Panmure Gordon & Co. "Um carregador universal melhoraria enormemente minha vida. Como usuário de celulares, apoio entusiasticamente essa iniciativa."
Os novos carregadores usarão 50% menos energia e reduzirão à metade o número de unidades fabricadas anualmente, cortando em 13,6 milhões de toneladas, para 21,8 milhões de toneladas, os gases causadores do efeito-estufa resultantes da fabricação e transporte dos carregadores.
Até agora, 17 companhias estão envolvidas no projeto, entre elas o 3 Group da Hutchison Whampoa; AT&T; Motorola; Orange, da France Telecom; Qualcomm; Samsung Electronics; Telefónica e T-Mobile, da Deutsche Telekom.
"O setor de celulares tem um papel crucial a desempenhar no combate a problemas ambientais, e este programa é um passo importante que poderá resultar em enormes economias de recursos, sem falar na praticidade para os consumidores", disse Rob Conway, executivo-chefe da GSM Association.
(Por Juho Erkheikki, Bloomberg, Valor Econômico, 18/02/2009)