Para o deputado Daniel Bordignon (PT), a posse de Berfran Rosado (PPS) na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema RS), que em dois anos já teve quatro representantes, confirma a importância que a governadora tem dado à pasta. "É um setor que deveria ter um projeto de estabilidade institucional, visto o compromisso de licenciamentos das atividades produtivas deste Estado, e a política de desenvolvimento sustentável que deveria ser conduzida pela Sema, que até hoje não apresentou alternativas de sustentabilidade para o Rio Grande do Sul", argumenta.
O petista, que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, tem expectativas positivas em relação ao futuro secretário. Ele lembra que quando presidiu a Comissão de Representação Externa para tratar os processos de licenciamento de novos empreendimentos junto à Fepam, Berfran adquiriu bom conhecimento da estrutura da secretaria. "Esperamos que com a essa bagagem as demandas de fortalecimento do sistema de meio ambiente e de recursos hídricos, que se encontram fragmentados e desprestigiados, sejam finalmente atendidas", declara.
Para Bordignon, a execução do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí e a implantação do Conselho Deliberativo da APA do Banhado, são demandas estratégicas para a região do Vale do Gravataí. "Vamos ver se o novo secretário dá a atenção necessária à região".
(Por Marcela Santos, Agência de Notícias AL-RS, 17/02/2009)