“Esta conquista garantirá um novo tempo para o Noroeste gaúcho”, declarou o deputado Aloísio Classmann (PTB), com o início das obras de 4 km de asfaltamento até o Parque Estadual do Turvo, onde está localizado o Salto do Yucumã, no município de Derrubadas. No final de semana, o parlamentar participou da cerimônia que oficializou o início do empreendimento na região. Na ocasião também estavam presentes o deputado Darcísio Perondi (PMDB), representando a bancada federal gaúcha, o prefeito de Derrubadas, Almir José Bagega (PMDB), o prefeito de Vista Gaúcha, Claudemir Locatelli (PMDB), o prefeito de Barra do Guarita, Cesar Paier (PMDB), e vereadores.
Em 2007, o governo federal garantiu a liberação de R$ 4 milhões, por meio de emenda da bancada federal no Orçamento da União, para a ligação asfáltica até o Parque Estadual do Turvo. Em janeiro deste ano, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) anunciou ao deputado Classmann a confirmação do empenho pelo governo federal no valor de R$ 2.925,00 para a obra. “Ainda faltam 9km de asfaltamento, mas buscaremos parceria com o governo estadual. Desta forma teremos condições de criar uma nova matriz sócioeconômica, baseada no turismo, geração de emprego e renda para a população”, declarou ele.
Desde 2005, o parlamentar, juntamente com demais lideranças políticas, busca recursos para o asfaltamento na região. Naquele ano, Classmann teve a iniciativa de fazer um documentário sobre o potencial turístico da região Noroeste, editado pela TV Assembleia, especialmente no Salto do Yucumã. Como presidente da Comissão de Assuntos Municipais e da Comissão Especial do Turismo Rural, o parlamentar manteve contato com a bancada federal para agilizar o processo. “Esta é uma luta de muitos anos, resultado do trabalho e da união das lideranças políticas do Estado e da bancada federal”, disse ele.
O Salto do Yucumã tem a maior queda longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão. Localizado no Parque Estadual do Turvo, possui uma área de 17.491 hectares e abriga animais ameaçados de extinção, como a onça pintada, a anta, o puma e o cateto, além de mais de 200 espécies de aves. “ A região possui uma das maiores belezas naturais do Estado que é o Salto do Yucumã. Precisamos agora transformar o potencial turístico em realidade, beneficiando a população da região”. Classmann informou, ainda, que a previsão de conclusão da obra é de quatro meses.
(Por Anelise Cáceres, Agência de Notícias AL-RS, 17/02/2009)