A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), sob a presidência do deputado Gilmar Sossella, volta a se reunir nesta quarta-feira (18/02). Na reunião ordinária, o deputado do PDT fará a apresentação e do plano de trabalho para 2009/2011.
Sossella quer ampliar a aproximação da comissão com os anseios da população regional. A sugestão é descentralizar as ações e interiorizar os trabalhos para saber o que acontece nos setores de saúde e meio ambiente dos municípios.
"É preciso conhecer as necessidades e problemas das regiões para poder operacionalizá-los de forma que atendam as demandas coletivas e específicas. A proposta de metodologia de trabalho é de promover reuniões, seminários por região, para que as informações sejam apuradas de perto", antecipa o presidente Sossella.
Sossella informa que algumas ações serão priorizadas. Algumas delas serão para promover melhorias no Sistema Único de Saúde, nas campanhas para diminuir as filas na espera por transplantes de órgãos e os cuidados com as epidemias que têm atingido o Estado, entre elas, a febre amarela. Quanto ao meio ambiente, Sossella pretende dar grande atenção a problemas como a contaminação do ar e da água, o aquecimento global e os agrotóxicos.
Ordem do dia
Além das questões de planejamento de trabalho, o deputado que compõem a comissão vão apreciar dois requerimentos de audiências públicas. Um deles, do deputado Paulo Borges, trata da construção da Estação de Tratamento de Esgotos em Osório e Santo Antônio da Patrulha.
(Por Antonio Grzybovski , Agência de Notícias AL-RS, 17/02/2009)