O deputado Nelson Härter (PMDB), 2º Secretário da Mesa da Assembleia Legislativa gaúcha (AL-RS), protocolou requerimento solicitando audiência pública na Comissão de Assuntos Municipais em conjunto com a Comissão de Serviços Públicos para tratar das cheias da Zona Sul do Estado. Serão convidados representantes da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ecosul, ALL, Ministério dos Transportes, Banco do Brasil, Caixa RS, Banrisul e Azonasul. “Passados vários dias das enchentes, persistem problemas sérios, em especial em regiões mais afastadas. Além disso, o objetivo é construir uma estrutura capaz de ser acionada rapidamente, caso algo semelhante volte a ocorrer”, justificou Härter.
Pela manhã, a assessoria do deputado acompanhou grupo de prefeitos e lideranças em audiência com o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, e com o coordenador estadual de Defesa Civil, tenente-coronel Joel Prates Pedroso. Participaram, os prefeitos dos municípios de Pelotas, Fabrício Tavares (vice-prefeito em exercício); Arroio do Padre, Jaime Starke; São Lourenço do Sul, Gumildo Pablo Machin; Cerrito, José Flávio Vieira; Capão do Leão, João Serafim Quevedo; Turuçu, Ivan Eduardo Scherdien e Morro Redondo, Rui Brizolara.
No final da manhã, o prefeito de Cerrito, José Flávio Vieira de Vieira (PP), reuniu-se com o deputado Härter para tratar das liberações de recursos para amenizar os estragos causados com as cheias no mês de janeiro passado. Na ocasião, discutiram também a demora para reconstrução da ponte da BR 116 sobre o Arroio Fragata, que liga Pelotas aos municípios de Capão do Leão, Pedro Osório, Cerrito, Jaguarão e outras cidades.
Härter destacou que o único desvio para estes locais é feito utilizando-se o bairro Jardim América, no Capão do Leão, o que está ocasionando um estrago nas vias públicas daquele município. “A previsão é que este movimento intensifique-se no período da próxima safra”, advertiu.
(Por Celso Bender, Agência de Notícias AL-RS, 17/02/2009)