O PP chegou a um acordo sobre as indicações ao primeiro escalão da prefeitura. O ex-vereador Célio Dias, inicialmente indicado para a Fundação do Meio Ambiente (Faema), foi remanejado para a Companhia Urbanizadora (URB). Para o lugar de Dias, a pedido do próprio prefeito João Paulo Kleinübing, o partido indicou o engenheiro florestal Robson Tomazoni, que já atuava no órgão, no cargo de gerente de Recursos Naturais. Ainda ontem, foi confirmado o nome do general do Exército Jairo César Nass para a Defesa Civil.
Após uma conversa entre Kleinübing e o deputado federal João Pizzolatti, presidente municipal do PP, domingo à noite, ficaram acertadas as mudanças. Os dois novos progressistas indicados esperam nomeação. Ailton de Souza, cujo nome havia sido apresentado pelo PP para a URB, assumirá uma diretoria do Executivo a ser definida.
Novo diretor da Defesa Civil, Nass foi adido militar do Brasil no Egito, atuou em missões de paz da ONU na América Central e comandou um Batalhão de Infantaria de Selva no Acre, na divisa entre Brasil e Peru. Agora na reserva, o joinvilense de 59 anos comandará as ações de prevenção a desastres.
Ele ainda não foi nomeado oficialmente, mas a indicação para o cargo, que ganhou importância após o desastre ambiental de novembro, está sacramentada. Ontem, participou de um curso de capacitação no Teatro Carlos Gomes. Indicado ao governo pelo secretário da Fazenda, Horácio Rebelo, Nass adianta que manterá toda a equipe que trabalha hoje na estrutura. Inclusive o ex-diretor do órgão, Telmo Duarte, que não vê problemas em estar subordinado a Nass:
– Conheço o general, e não tenho dúvidas de que ele vai somar muito ao nosso trabalho.
(Por Giovana Pietrzacka e Rodrigo Pereira,
Jornal de Santa Catarina, 17/02/2009)