Os trabalhos do governo do estado estão em ritmo acelerado para que o estudo do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) seja concluído até o final de 2009. Estão sendo verificadas as potencialidades da região e avaliados os riscos e ameaças aos recursos naturais. Com o estudo será possível definir ações planejadas nas áreas social, econômica e ambiental.
Estão envolvidos no processo de elaboração do ZEE do estado, representantes das secretarias de Estado do Planejamento, Meio Ambiente, Agricultura, Turismo e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Eles participaram, na semana passada, se um curso sobre “Cenários Prospectivos”, onde as metodologias de elaboração dos cenários foram repassadas para todos os órgãos.
O zoneamento servirá como base para a gestão territorial e tomada de decisões, de acordo com a secretária de Estado do Meio Ambiente, Telma Thomé. As prioridades do estado, a médio e longo prazo, também devem ser definidas.
Duas fases fazem parte do projeto. A MacroZEE fará uma análise na escala cartográfica de 1:1.000.000, um para um milhão, com uma visão geral do estado. A segunda fase, denominada ZEE-MA, vai reconhecer as potencialidades e ameaças ambientais do Maranhão em cada região. Serão elaboradas políticas de ordenamento, conservação e desenvolvimento territorial.
O ZEE do Maranhão deve ser enviado pelo governador do estado como projeto de lei e apreciado pela Assembléia Legislativa.
(Por Daniele Jordan,
AmbienteBrasil, 17/02/2009)