O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) anunciou em Plenário, nesta segunda-feira (16/02), a apresentação de requerimento de informações sobre a aquisição do controle acionário da Aracruz Celulose pela empresa Votorantim Celulose e Papel, do grupo Votorantim. No requerimento, endereçado ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, Alvaro Dias afirma que a negociação - que teve financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - trouxe prejuízo aos acionistas minoritários, "com o pagamento de valores abaixo dos de mercado aos detentores de ações preferenciais e a supervalorização das ações ordinárias, que garantiriam o controle da Aracruz".
O parlamentar quer saber "qual a base legal para a oferta de compra aos acionistas detentores de ações preferenciais da Aracruz, pelos novos controladores, em valores abaixo do de mercado, a partir de uma relação de troca de ativos arbitrada unilateralmente". O senador também indaga se a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) realiza algum trabalho de investigação sobre possíveis irregularidades na operação e quais as sanções cabíveis, além de inquirir quais os recursos legais que os investidores lesados podem lançar mão.
No mesmo pronunciamento, Alvaro Dias anunciou a apresentação de voto de aplauso pelos 91 anos de independência da Lituânia - há uma grande colônia de descendentes de lituanos em seu estado - e pela realização do 4º Fórum Regional da Federação das Indústrias do Paraná e do Show Rural, eventos ocorridos em Cascavel (PR).
(Agência Senado, 16/02/2009)